A forma mais bonita que temos para vos apresentar Vila Praia de Âncora é com este poema de Quinhas Verde, a agricultora poetisa que viveu e fez esta casa:
Vila Praia de Âncora
Âncora, um rio a sonhar, Lá da serra foi descendo E sem do sonho acordar Foi correndo, foi correndo… Cansado chegou ao Mar E na areia se estendeu. Foi desse encontro sem par Que Vila Praia nasceu. De fina areia embranquecida Por marés com ondas mansas É por todos conhecida Como Praia das Crianças. E quem busca no espaço, Espraiando o seu olhar, Vê unidos num abraço Monte, Rio, Céu e Mar.
Quinhas Verde, (Rosmaninho da Gelfa)
Nada nos falta neste terra de tamanha riqueza natural. Este enquadramento permite que os visitantes desfrutem de uma tranquilidade rural, mas com a dinâmica de um mar cheio de vida e boas ondas para surfar. Existem muitos trilhos bem sinalizados nas serras circundantes, com destaque para a Serra d’Arga (Área Protegida da Rede Natura) com a sua flora variada, cascatas e garranos fáceis de avistar. A Ecovia do Litoral Norte é um percurso de rara beleza junto à costa e é também possível seguir as marcações do Caminho de Santiago. Junto à Praia os visitantes podem encontrar escolas de surf, um skate park, parques infantis, zonas de merendas, bares, restaurantes… a Quinta da Quinhas situa-se junto ao Monte do Calvário que tem a mais bela vista sobre o vale do rio Âncora, a vila e o mar. Para mais informações sobre o que visitar e sobre a agenda de eventos culturais e festivos consultar: